Por algumas vezes já me senti feliz ou realizada por ter conquistado algo ou por ter vencido um desafio, mas pela primeira vez eu experimentei a Vitória.
Em 2019 tive uma filha muito desejada e amada, porém ela chegou com uma síndrome incompatível com a vida, ficou conosco na UTI por 35 dias. O diagnóstico foi uma surpresa, pois não havia sido identificado durante a gestação. O choque e o trauma foram muito grandes e passei um período em que a dor e o amor viveram em guerra dentro de mim. A vinda dela gerou muitos impactos, trouxe muitos ensinamentos e oportunidades de transformações. Três anos depois, quase no mesmo dia, dei à luz a Aurora, no mesmo lugar. O nascimento foi muito emocionante, porém o mais tocante para mim foi sair do hospital com ela nos meus braços. Não vi como uma nova história, pois foi um dos resultados da história, uma história que precisava acontecer como aconteceu.
O que senti? Algo transcendental. Um choro forte me invadiu ao sair pela porta do hospital. Nós estávamos ali, do lado de fora, sol no rosto, rumo ao carro para irmos para a casa. Eu estava tão consciente do momento presente, percebendo os meus pés "andando em nuvens", quanto consciente do momento passado, entendendo tudo o que foi necessário acontecer para que eu estivesse ali, vivendo intensamente aquele momento e me sentindo vitoriosa!
A Vitória não foi simplesmente uma sensação ou uma emoção. Instintos, sensações, paixões e emoções são reações a estímulos externos, eles nascem de FORA PARA DENTRO. Já o que eu senti foi de DENTRO PARA FORA, foi um SENTIMENTO, foi algo profundo.
Sentimentos não surgem, eles nascem a partir do cultivo de valores como paciência, empatia, auto amor e, além disso, de uma constante presença de vida (atenção/consciência) de quem sente para que seja possível perceber o outro, entender as suas emoções, enxergar possibilidades, dentre outras. Assim o sentimento culmina em uma expressão psíquica superior, duradoura e profunda.
Fica mais fácil observando, por exemplo, a Amizade. Para chegar-se nela é necessário o cultivo da empatia e do companheirismo, é necessário também estar presente para compartilhar risos e lágrimas ou estar atento para um gesto de apoio que normalmente vale mais que mil palavras.
Mas, infelizmente, estamos passando por um tempo em que esvaziamos as palavras de sentido, não entendemos mais a real essência delas, muito menos compreendemos a verdade que o seu significado trás. Amor, amizade, respeito, política, caridade e vitória são alguns exemplos dentre muitos.
Ser vitorioso não é ganhar algo, ser melhor em algo ou conquistar algo. Ser vitorioso é ser merecedor de uma dádiva da vida.
A verdade da Vitória é o MERECIMENTO!
A Vitória é a comprovação do caminho trilhado em frente, mesmo com dificuldades. É o resultado da não desistência, mesmo com medos. É a consequência da evolução exigida para percorrer o percurso. É a resposta da vida para a confiança nela própria.
Eu me dei conta que faz anos que estou cultivando ações que culminaram nessa Vitória. Foi necessário me recompor frente a perda, pensar no que eu queria me transformar a partir da vinda dela, me reconstruir a partir de decisões difíceis, aprender a ouvir palavras de incentivo de quem me ama, lutar contra o medo e persistir, buscando desenvolver a confiança em mim e na vida. Não fui perfeita, ainda preciso evoluir, mas recebi um voto de merecimento que vou usar de impulso para chegar a ser o que eu vislumbro ser.
Sinto que o meu "andar nas nuvens" foi um momento de evolução humana, pois desejei do fundo do meu coração que mais pessoas pudessem sentir o mesmo. Foi também um momento que experimentei a UNIDADE, pois senti que de alguma forma a minha vitória é uma facilitadora para a vitória de outras pessoas, como se, através de mim, outras mães que passaram por situações semelhantes, se sentissem vitoriosas também ou empoderadas para prosseguir.
Essa experiência me levou a uma vontade muito grande de encontrar a VERDADE de outros sentimentos, para viver com plenitude cada um deles e quem sabe encontrar a plenitude em mim mesma.
Comments