Um abraço não acontece simplesmente, ele vem do envolvimento. Da mesma forma que um resultado não acontece de um momento para outro, ele vem da entrega.
Foto: livre acesso no site www.pxhere.com
Ouvi a seguinte frase "se acontece na natureza, naturalmente acontece com você". Referia-se a existência de leis universais da natureza que, por sermos também parte da natureza, era evidente que elas se aplicam a nós também. Na medida em que fui buscando afirmações para essa comparação ou exemplos para contestá-la, percebi que ela acontecia de maneira mais simples do que eu imaginava, trazendo explicações para acontecimentos da vida.
Comecei pelo pomar, uma macieira dá maçãs, impossível dar maracujás... eu não posso dar amor, se não tiver o princípio do amor dentro de mim. Toda semente guarda a possibilidade de gerar frutos, mas ela não faz isso sozinha... tenho a capacidade de inúmeros feitos, mas preciso de atributos ou companhia para fazê-los. As folhas que estão nas árvores agora, não são as mesmas do último verão... preciso me renovar, dar espaço para o novo.
A brincadeira funciona e busquei enxergar isso também nas atividades do meu trabalho, na indústria da confecção, para abstrair ensinamentos dali também. Olhei agora para a etapa de MODELAGEM.
O modelista não apenas desenha o molde, ele é o primeiro que começa a trazer a criação do plano das ideias, para as nossas mãos. Ele tem que ter a sensibilidade para entender a criação e o conhecimento para traduzir desenho em linhas. Assim como um outro profissional, que para fazer uma trabalho "belo", tem que ser uma ponte entre o que pensa e o que projeta e tem que ter algo além de técnica, tem que sentir.
O molde não é apenas um molde, ele é o meio para se chegar ao necessário que é o encaixe prefeito das partes em consonância com o corpo. Assim como uma mãe que quando palavras não equivalem, para transmitir o seu bem maior, simplesmente abraça.
Abraço
Criador do molde
Pontífice entre a criação e a criatura
Artista tradutor de ideias
Com números, ângulos, retas e curvas
Se envolve na realização
Pois, é justamente sobre isso
De que se tratam os seus traços
Assim como o frio e o quente se precisam,
O curto e o longo se percorrem,
A reta e a curva se completam
E quanto mais harmoniza a lógica e o sentimento
Mais envolvente será o abraço do molde
Talita Lopes
Modelista, veja seu trabalho com outros olhos, você não produz moldes, você dá origem a abraços. E com isso dá vazão a uma cadeia que se estende através de inúmeros outros acontecimentos que despertam aprendizados... seguirei por eles.
Adorei! Muito lindo! Poema lindo! Sim, a natureza nos ensina muito e nos aproxima da verdadeira essência do existir.