Aparentemente, não saber do problema ou fingir que ele não existe é muito mais fácil do que enfrentá-lo.
No filme Encanto da Disney, a família Madrigal segue a misteriosa regra de que não podem falar do Bruno, apesar dele ser um dos seus integrantes, filho da matriarca. (Quase) Todos dessa família possuíam dons mágicos, Bruno tinha o dom de prever acontecimentos. Como nem sempre as suas previsões agradavam os envolvidos, ele passou a ser uma pessoa não quista, ele era visto como culpado por coisas ruins acontecerem.
Um dia ele previu algo grande, que impactaria toda a família e, com medo de ser julgado ou mal compreendido, se auto exilou. A partir de então, as pessoas não falam mais dele. Aparentemente, não saber do problema ou fingir que ele não existe é muito mais fácil do que enfrentá-lo.
Por que achamos que vamos conseguir fugir dos problemas? A velha frase “o que os olhos não veem o coração não sente” não é verdadeira. Se as coisas não andam bem, sentimos sim e muitas vezes sofremos calados achando que vai passar, mas assim perdemos a oportunidade de resolução e não aprendendo a resolvê-los, provavelmente, serão reincidentes.
Por que achamos que não devemos passar por dificuldades? O sentido da vida humana é a evolução e a evolução está atrelada a superação. Dificuldades, desafios, obstáculos virão. É totalmente inerente ao processo, faz parte da experiência de estar vivo.
Ao invés de fingir que os problemas não existem é melhor aprender a lidar com eles. Os heróis se fazem a partir de aventuras desconhecidas, correm riscos e enfrentam perigos até chegar à glória e eles são os representantes de nós mesmos.
Diante de um problema, OFEREÇA A CONSCIÊNCIA de que ele está te atingindo por algum motivo, você chegou em um patamar da vida cuja a próxima fase te exige esse esforço. Confiar na própria vida é uma forma de não se vitimar, achar que tudo é injustiça é se colocar em um beco sem saída. Imergir no que está acontecendo e fazer tudo o que pode ser feito é se colocar como protagonista da sua história.
COMBATA O DESESPERO com o sopro de vida, inspirando profundamente. Ele te levará ao seu centro (seus valores) e lá você encontrará a força para MANTER O CONTROLE. Depois que tudo passar, tem sempre aquilo que permanece e o que vai ficar é a resposta que você deu ao problema, se você soube agir como ser humano ou se você abriu mão de ser quem você é.
ENFRENTE O MEDO sabendo que o desconhecido não é um oportunista, ele também lhe trará outras portas, inclusive outras respostas. Aja como um guerreiro que apesar do medo, não é paralisado por ele, pois o que o move é a vontade de vencer, a vontade de voltar para casa.
Não queira eliminar o problema, não queira que não doa, a dor é veículo de consciência. Queira DOMINÁ-LO, assim você aprende com ele e então, ele te impulsiona para cima, para um patamar superior de entendimento da vida que resultará em SABEDORIA. Assim, você terá certeza de que está no COMANDO da sua vida e que não é apenas uma vítima das circunstâncias.
Comments