Em um meio em que vigoram egoísmo, discriminações e intolerância saber unir é um atributo vital. Quem costura une partes, utilizando o mesmo fio.
Continuando minha caminhada pela confecção para enxergar cada processo com a Visão de Sophia, me deparei com uma atividade na qual todas as outras culminavam e a partir dela havia um resultado concreto. Estava no coração da empresa, no setor de costura.
Ali estava o coração batendo, comprimindo e expandindo, recebendo pedaços e entregando peças, pegando partes e transformando em inteiros. O ritmo era dado pelos pés e mãos do costureiro cujo ofício era, exclusivamente, UNIR. As etapas anteriores tinham um objetivo, mas somente após a união é que o resultado delas se manifestava.
Foi ali que eu vi que o coração desperto trabalha para aquilo que une.
A agulha em si contém a ideia da junção, ela é uma ferramenta direcionadora, é a união em potencial, mas é linha que ela inseri que mantém as partes unidas.
Um "costureiro" é aquele que tem por essência a união, é aquele que usa a sua vontade como uma agulha firme, como ferramenta para inserir essa essência no meio em que vive, ele age com concórdia, de coração para coração.
E quando o "costureiro" percebe que as partes, apesar de diferentes em formas, possuem pontos em comum, ele vê que todas elas tem sonhos, que todas elas tem medos, que todas elas estão travando uma batalha interna diária e que todas elas querem brilhar é, neste momento, que ele está costurando de fato. Sendo agente de união.
O Costureiro
A agulha é rígida
É guia da linha que a entrelaça
Se tocar em pura resistência a agulha não passa
Se tocar em pura flexibilidade a linha não retém
Tenacidade é a melhor maneira para fluir
Um tempo para unir
Um tempo regido pelo grande condutor
Que se entrega com vontade
Da cabeça aos pés, das mãos ao coração
Ele aspira o melhor
A junção das partes transcorre
Cada parte única em trama, cor, forma e atributo
Cada qual com o seu papel
Num palco em que as diferenças se casam e geram um fruto
O novo: Partes unidas com a mesma linha
Talita Lopes
Precisamos ver que a união é uma oportunidade de ser maior do que se é, união de notas faz-se música, união de instrumentos faz-se uma orquestra, união de pessoas torna o mundo humano. E assim segue uma sinfonia.
#reflexao #reflexoes #refletir #filosofia #pensamentos #viverbem #evolução #consciencia #vida #respostas #visaodesophia #natacao #nadar #refletir #unir #uniao #bemmaior #costurar #costura #costureira #costureiro
Poema lindo!!!