top of page
Foto do escritortalilopes.chavenco

Punky

Atualizado: 12 de fev. de 2022

Sou a humana de uma cachorrinha muito levada que é capaz de perceber se estou presente ou se estou "viajando na maionese".


Após um dia inteiro fora de casa, tenho um ritual que adoro fazer assim que chego. Fico descalça, varro a varanda, como amoras do pé e me sento na grama para jogar bolinha para a Punky. Como é gostoso ver os movimentos dela, saltos incríveis, corridas com sprint, pulos giratórios. Quando se trata de bolinha, a Punky tem um FOCO absoluto, olhos compenetrados, pose de ataque, todos os sentidos voltados para essa atividade.


Ela está sempre disposta e sempre quer mais, praticamente incansável, porém algumas vezes ela perde o interesse repentinamente, é muito estranho, mas passei a perceber que isso acontece quando eu não estou ali, quando estou viajando em meus pensamentos, no futuro ou no passado, mas não ali. Assim, ela simplesmente deixa a bola passar, olha pra mim, se vira e sai, como se dissesse, "que desaforo, me deixou brincando sozinha".


Realmente, seria insanidade da parte dela ficar interagindo com um ser que não está presente, que está totalmente desconectado do momento. Se isso faria dela uma bela de uma cachorrinha louca, isso faz de mim o quê? Um ser inconsciente.


Estar CONSCIENTE é perceber a si mesmo como um ser em constante CONEXÃO com o seu CORPO e MENTE, com o AMBIENTE, com as PESSOAS e com o MOMENTO e saber que as suas ações geram impacto nessa rede, portanto, é necessário definir de forma lúcida essas ações.


Se para um cachorrinho a presença importa e faz a diferença, imaginem o dano que fazemos no nosso dia a dia, para os outros e para nós mesmos, ao estarmos em um lugar ao mesmo tempo em que não estamos participando do momento. Conversar com alguém, pensando em outras coisas, não percebendo essa pessoa, gera falhas de comunicação, além de falta de empatia. Trabalhar no piloto automático sem ter a lucidez da presença é um desperdício de ideias, aprendizado e vida. Percorrer um caminho sem percebê-lo é o mesmo que não se importar por onde passa e não aproveitar o tempo que lhe foi dado.


Além disso, as virtudes são dependentes da consciência para poderem vir à tona.

Como ser generoso, bondoso ou paciente sem estar presente? Como amar sem estar presente? Amar inconscientemente é "cair de amores" ou "se perder de paixão", isso te deixa dependente da outra pessoa, você acha que ela é posse sua. Agora, amar em consciência é PERCEBER a outra pessoa com suas diversas nuances, é aprender mais sobre VOCÊ a partir dela, para crescerem integrados com a vida.


Um ser desperto é capaz de ser virtuoso, ele consegue fazer do seu momento o LUGAR CERTO na HORA CERTA e consegue manter o ritmo e a constância da vida, crescer e amadurecer, jogar e receber bolinhas...



32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page