Se o homem pode se construir através do trabalho, precisamos ver cada atividade como uma bela oportunidade de crescimento.
Foto: livre acesso no site www.pxhere.com
O nosso dia é composto por horas preenchidas por uma sequência de atividades, dentre elas, o trabalho. O trabalho também é composto por uma sequência de atividades. Posso assegurar que por mais que você trabalhe em um setor muito dinâmico, existem processos que compõe o trabalho em si. Por exemplo, um marceneiro, para ver a obra pronta, de uma maneira simplificada, ele deve criar o móvel, cortar a madeira, montar as partes e dar o acabamento. Um professor antes de ensinar um conteúdo, deve estudar o assunto, selecionar temas relevantes e elaborar uma aula.
Quais são as principais atividades que compõe o seu trabalho? Você já olhou para cada uma delas e refletiu sobre a sua real importância?
Trabalhando em uma indústria de confecção levantei as principais etapas do processo que são criação, modelagem, corte e costura. Passei um tempo observando cada uma delas, percebendo cada movimento, como se fosse uma criança com o brilho no olho ao ver uma grande novidade.
Busquei entender qual o objetivo cada uma das etapas pretende alcançar e o que é necessário acontecer ali para que ela de fato se realize. Assim como o bem da pedra é a inércia, o bem da planta é a fotossíntese e o bem do homem é SER HUMANO, cada etapa havia de ter um bem a ser realizado, o que de melhor pode ser tirado dali, a sua razão de existência.
Da reflexão sobre coisa simples que passam por nós durante o dia, podemos entender algumas ações e reações que acontecem, podemos perceber alguns ensinamentos que se repetem em outros campos, ou seja, podemos abstrair leis universais e aplicar no nosso entendimento sobre a vida.
Olhe com outros olhos e veja que é possível extrair um ensinamento que pode ser replicado em outras áreas da sua vida.
Em uma sequência de posts vou falar sobre essa experiência/necessidade de perceber o meu entorno como algo maior, como algo belo que, se eu me permitir, pode ser muito útil na minha evolução. Afinal, o que enxergar da criação de uma peça de roupa, da sua modelagem, do corte do tecido e da costura desse tecido?
Comments